Ela é uma campanha anual celebrada pelo CQI, que aumenta a conscientização sobre a profissão de gestão da qualidade globalmente. Para 2024, ela tem como o tema “Qualidade: da conformidade ao desempenho“.
Índice
A importância de uma vantagem competitiva
Nos cenários de risco complexos e dinâmicos de hoje, manter uma vantagem competitiva requer mais do que apenas resiliência operacional. Os princípios e métodos de melhoria da qualidade podem ajudar as organizações a lidar com ineficiências inerentes de maneira rápida e eficaz, permitindo que elas atendam às expectativas dos clientes em constante mudança com mais rapidez, economia e sustentabilidade do que seus concorrentes. Uma pesquisa do consórcio de construção do Reino Unido GIRI mostra que erros evitáveis na construção custam atualmente 21% do valor do projeto. Ao remover essas ineficiências em toda a economia, a produtividade, a segurança e a sustentabilidade serão beneficiadas.
Construindo sua cultura e capacidade de qualidade
Se você deseja oferecer um valor superior ao cliente, obter processos produtivos e realizar mudanças estratégicas eficazes, deve desenvolver uma cultura e uma capacidade de qualidade. Mesmo pequenas e médias empresas (PMEs) podem acessar e implementar princípios e métodos de qualidade com facilidade, como demonstrado pela Wilcox Limousines , vencedora do prêmio CQI’s Quality Organization of the Year em 2022. Embora a conformidade e o gerenciamento de riscos permaneçam fundamentais, aprimorar capacidade de qualidade é muito mais do que atender a padrões e auditorias.
Facilitando a capacidade de qualidade
Os profissionais de qualidade são parceiros de negócios especializados que podem ajudar as organizações a construir e desenvolver a capacidade de qualidade em todas as suas cadeias de valor para competir e se sustentar. Fale com um profissional de qualidade para descobrir como ele pode ajudá-lo com design de produtos e serviços, eficiência e eficácia de processos, entrega de melhorias estratégicas e engajamento, habilidades e comportamentos de pessoas.
Fonte: CQI
História do Dia Mundial da Qualidade
Em 1990, a ONU – Organização das Nações Unidas, instituiu a segunda quinta-feira do mês de novembro, como o Dia Mundial da Qualidade.
A data é promovida pelo CQI – Chartered Quality Institute, com o objetivo de destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.
Nesta data, organizações são incentivadas a gerar engajamento entres seus colaboradores e a promover a qualidade.
Anualmente, o CQI cria um tema diferente, que seja amplo o suficiente para organizações desenvolverem e promoverem com sua equipe. É uma data mundial de conscientização sobre determinado tema.
Abaixo, levantamos os temas já abordados:
- 1995 – O caminho para a excelência
- 1996 – Vencendo juntos
- 1997 – À serviço da sociedade
- 1998 – Compartilhando responsabilidades, compartilhando benefícios
- 1999 – Melhores práticas para o sucesso
- 2000 – Construindo o século XXI
- 2001 – Qualidade sustentável para o novo século
- 2002 – Conduzindo a mudança
- 2003 – Fazer acontecer
- 2004 – Qualidade através da diversidade
- 2005 – Inovação e transformação – O caminho para a sustentabilidade
- 2006 – Melhores experiência para uma vida melhor
- 2007 – Inovação e Cuidado
- 2008 – A qualidade está de volta – de volta à qualidade. Sem qualidade. Nenhum negócio!
- 2009 – Qualidade faz a diferença!
- 2010 – Fora da crise
- 2011 – Qualidade não é nada sem você!
- 2012 – Fator chave – Qualidade
- 2013 – Fazendo a colaboração contar
- 2014 – Construir um mundo de qualidade juntos
- 2015 – Bons Sonhos
- 2016 – Fazendo valer a governança operacional
- 2017 – Comemorando a liderança cotidiana
- 2018 – Qualidade: uma questão de confiança
- 2019 – 100 anos de qualidade
- 2020 – Criando valor para o cliente
- 2021 – Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta
- 2022 – Consciência de qualidade: fazer a coisa certa
- 2023 – Qualidade: realizando seu potencial competitivo
- 2024 – Qualidade: da Conformidade ao Desempenho
Semana da Qualidade no FestQuali
Desde 2019 comemoramos a Semana da Qualidade, em 2019, com quatro dias de evento em Belo Horizonte/MG (11 a 14 de novembro de 2019), onde realizamos 120 palestras presenciais. Foi incrível e tivemos a presença do Dr. Nigel Croft, Presidente do Grupo de Coordenação Técnica ISO para Padrões de Sistema de Gestão, e também fizemos um ENCONTRÃO, promovido pela ForLogic, Convenção anual de consultores da AGQ Brasil, além das oficinas, atividades artísticas, Praça das Startups e Praça das Certificadoras e Consultorias.
Já em 2020, devido a pandemia, o FestQuali Rio 2020 foi realizado completamente online, de 09 a 13 de novembro. Foram mais de 100 palestrantes, nacionais e internacionais, reunidos na Semana da Qualidade que compartilharam muito conteúdo legal.
Em 2021, a Semana da Qualidade no FestQuali foi com três dias de evento, o FestQuali Bahia 2021, evento híbrido, com 50 palestras online e 25 palestras presenciais na FIEB em Salvador/BA de 08 a 10 de novembro de 2021 e encerrou nos dias 11 e 12, com o VIII Seminário ABQ Qualidade Século XXI – A Qualidade no Brasil e no Mundo: Qual o Futuro?
Em 2022, realizamos o FestQuali Paraná 2022, evento híbrido, com 83 palestras online e 90 palestras presenciais no Encontro da Amazônia, nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2022.
Em 2023, o FestQuali realizou um evento incrível, nos dias 30 e 31/10 e 01/11 a modalidade online e 06, 07 e 08 de novembro a modalidade presencial, em Goiânia/GO.
Para 2024, a equipe FestQuali já está preparando mais um super evento, agendado para os dias 11, 12 e 13 de novembro na modalidade presencial, em Recife/PE. As inscrições já estão abertas e você pode garantir a sua vaga.
Até lá, você pode participar da nossa newsletter, se cadastrando AQUI. Mensalmente aqueles que seguem o Movimento FestQuali, recebem em primeira mão, novidades do FestQuali e de seus mantenedores.
Compartilhe via
Consultora e Auditora Líder em normas de Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 27001, Regimento SiAC/PBQP-H, dentre outros), desde 2009, realizando consultorias, treinamentos e auditorias internas para implantação e manutenção de sistemas em organizações.
Comentários