Ter Qualidade não é Não ter Problemas

Ter Qualidade não é Não ter Problemas

Algo muito importante que aprendi durante anos trabalhando com as mais reconhecidas empresas na área da Qualidade, é que “Ter Qualidade” não é nenhum pouco relacionado com “Não ter Problemas”, e isso no início era muito difícil de entender, afinal, problemas e qualidade eu achava que eram dois lados opostos da mesma moeda, mas isso não é verdade.

O Universo está em constante mudança

Você já deve ter ouvido esta frase, mas o que eu quero dizer não tem nada a ver com novas tecnologias ou ideias, mas sobre seu equipamento que usinou uma peça a 1h atrás não é mais o mesmo que irá usinar a próxima peça, a chave de fenda que você usou a 1min atrás já não é mais a mesma que é agora, tudo está em constante mudança.

E digo isso porque é normal que as vezes essas mudanças causem problemas, por isso, não existe nenhuma empresa, produto, sistema ou processo que esteja isento de ter problemas, isso é inerente a natureza em que vivemos, porém “a Qualidade está em quão rápido e eficiente você reage aos problemas”, e é aqui que está a diferença entre o bom e o excelente.

A seleção dos melhores está na adaptabilidade

Não é o mais forte, o mais barato, o mais popular que irá sobreviver, mas o que melhor se adaptar, assim também vale para a qualidade, aquele que resolver melhor e mais rápido os problemas que surgirem irá sobrepor em qualidade.

Só Existem 2 maneiras de resolver um problema

Vou entregar um ouro para vocês aqui, existem apenas 2 maneiras no universo de se resolver qualquer tipo de problema técnico;

  • OU você encontra e elimina “A” causa da variação que gera o problema
  • OU você torna seu produto ou processo insensível a essa variação.

E em quase 20 anos de experiência em problemas complexos eu lhe digo com toda certeza; Encontrar “A” principal causa raiz é a maneira mais rápida barata e simples. 

Como ter mais velocidade no Diagnóstico de Falhas?

Quais métodos você conhece? Ishikawa, 5 Porquês, FTA, Kepner Trigoe? Esses são métodos bons e análises empíricas mostram que funcionam em 60% dos problemas.

Mas e nos outros 40% dos casos quando eles falham, oque faz? Continua insistindo e insistindo, gastando tempo e recursos?

Tenha certeza também que se o problema chegou até um nível gerencial ou diretoria, diversas pessoas já tentaram essas abordagens e falharam, os gerentes e diretores são inteligentes e insistir nessa abordagem é a melhor estratégia?

Kioro Ishikawa, criador do diagrama causa efeito, disse em 1940 que essa ferramenta era ótima para não especialistas e não técnicos resolverem problemas, quantos engenheiros existiam na indústria em 1940, pré 2ª Guerra mundial? E hoje com muito mais corpo técnico na indústria, faz sentido insistir nessa ferramenta além do chão de fábrica?

O problema é que TODAS essas ferramentas tradicionais possuem o mesmo fundamento, o pensamento “Causa-Efeito”, onde se fundamental sobre observar os fatos e provocar o pensamento “qual a causa que eu acho que poderia gerar esse efeito”, portanto, todas essas ferramentas são a mesma coisa, por óticas diferentes.

Uma alternativa amplamente usada no mundo inteiro a mais de 70 anos e que tem ganhado força na América do Sul é a metodologia RedX da Shainin, que se baseia no pensamento “Efeito-Causa” que em resumo foca em “como o efeito da falha pode me guiar para a causa raiz”, é a clássica comparação entre o médico e o detetive, onde um baseia-se na experiência enquanto outro foca em entender as pistas e ser conduzido por elas.

Essa abordagem “nova” costuma resolver problemas em horas, não em meses, sem necessidade de especialista do assunto ou de superinteligentes, sem grupos de discussão e sem pilhas de amostras e testes, mas apenas 1 detetive seguindo as pistas e encontrando a causa raiz onde especialistas antes já falharam.

Conclusão

Sua empresa nunca estará livre de problemas, mas, isso não significa que não tem Qualidade, tudo depende na verdade de como você lida com eles.

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Rafael Pavão

Formado em Eng. de Automação na Escola de Engenharia Mauá, MBA pela UMESP e gestão Executiva da Indústria 4.0 pela FGV, com certificação MasterBlackbelt Lean e 6Sigma, além de Red X Master pela Shainin USA.
Possui mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva, pelas áreas Gerência de Projetos e Novos Desenvolvimentos e Gerente de Engenharia e Novas Tecnologias, atou nos últimos 15 anos na indústria também como Especialista em Resolução de Problemas Técnicos Avançados na América Latina e México.

Atualmente está à frente da Shainin na América do Sul como Gerente de Operações Regional, consultoria americana com mais de 75anos, especializada em resolução de problemas técnicos complexos na indústria aeroespacial, automotiva e médica.